quarta-feira, 8 de novembro de 2023

Mediunidade Espiritual Taoísta: os Tang-Ki

Divindade da Terra, os chineses o chamam de Tu Di Gong

Os médiuns espíritas chineses/taoístas são chamados de "Tang-Ki", são pessoas que possuem mediunidade exacerbada e a praticam rezando e chamando a divindade para incorporar em seu corpo físico. 

A mediunidade espiritual da China é um apelo a um ser espiritual, ou Divindade, para "possuir" temporariamente o corpo humano. É importante destacar que a religião taoísta não desenvolve ou trabalha com a mediunidade.

Nesse estado de transe, o "Tang-Ki" torna-se a personificação da Divindade e faz a mediação entre o mundo físico e espiritual. Por exemplo, na imagem acima mostra a estatua da divindade da terra Tu Gi Gong, um médium espírita desta religião teria a capacidade de recer essa divindade, chamando e entoando cânticos a mesma.

Os seres humanos podem então consultar os espíritos/divindades e seus ancestrais, buscando conselhos e também soluções para os problemas. Isso lembra muito algumas religiões do Brasil, como a Umbanda, que também têm o modo de receber espíritos e entidades, dando conselhos e orientando os consulentes.

- Márcio

terça-feira, 7 de novembro de 2023

Prognósticos relativos aos dias da semana, segundo o Zodiaco


A tabela abaixo mostra as características pessoais de quem nasceu em um determinado dia da semana, segundo a ciência do Zodiaco.

Nascidos na terça-feira: As pessoas nascidas nas terças-feiras se caracterizam por grandes aptidões para os negócios comerciais e bancários, revelando a sua capacidade, principalmente, nas grandes transações e operações financeiras. A sua excepcional bondade, entretanto, deixa-as sempre sujeitas a sofrer desgostos e prejuízos.

As pessoas nascidas nas terças-feiras se caracterizam por seu temperamento ardoroso e, às vezes, apaixonado, tendendo para a perda do sangue-frio e, portanto, para o recurso à violência. São dotadas de um grande dinamismo, mas sua impulsividade prejudica o bom êxito de toda a sua atividade. Devem acautelar-se contra os acidentes, pois estarão sempre ameaçadas de um desastre.

Nascidos na quarta-feira: A quarta-feira é o dia dos solitários, dos misantropos, dos amantes do
silêncio e da meditação. As pessoas nascidas neste dia são, geralmente, muito pacíficas e têm verdadeiro amor pelo estudo. Gostam das ciências e das artes,
podendo conquistar celebridade em alguma delas.

Nascidos na quinta-feira: Os que nascem na quinta-feira gozam da estima de todos e são geralmente felizes. São amáveis, cordatos, serviçais e generosos, fazendo-se respeitar pela nobreza de sentimentos que norteia todos os atos de sua vida.

Nascidos na sexta-feira: Os nascidos na sexta-feira revelam-se ótimos negociantes, podendo conquistar fortuna. Possuem boa constituição física, sendo em geral sadios e resistentes. São amorosos, às vezes, extremados, evidenciando bem a influência de Vênus sobre o dia do seu nascimento. 

Nascidos no sábado: As pessoas nascidas no sábado têm sempre probabilidades de prosperar e vencer, mas não deixarão de ser perseguidas por desgostos e aflições. São tristes e concentradas, envelhecendo prematuramente. Podem adquirir com facilidade grandes conhecimentos e distinguir-se por seu saber, mas não atenuarão nunca o seu temperamento frio e retraído, sempre inclinado ao recolhimento, e à meditação.

Nascidos no domingo: Os nascidos no domingo, terão sempre em torno de si a felicidade, com
probabilidades gerais de fortuna e de êxito em todas as ações que empreenderem. Terão longa vida, possuindo boa saúde e resistência física. Ambição, generosidade, orgulho, temeridade, ao lado de uma certa inexperiência da vida e das coisas.

- Márcio

sexta-feira, 3 de novembro de 2023

Reencarnação e Kardec


Volta do Espírito à vida corporal. 

A reencarnação pode dar-se imediatamente após a morte ou depois de um lapso de tempo mais ou menos longo, durante o qual o Espírito fica errante. Pode dar-se na Terra ou em outras esferas, mas sempre num corpo humano e jamais no de um animal. A reen-carnação é progressiva ou estacionária: jamais é retrógrada. 

Nas novas existências cor-porais pode o Espírito decair como posição social, mas não como Espírito; por outras pa-lavras, de senhor pode tornar-se servo, de príncipe, artesão, de rico, miserável, contudo progredindo em sabedoria e moralidade. Assim, o celerado pode tornar-se homem de bem, mas o homem de bem não se tornará um celerado. 

Os Espíritos imperfeitos, que ainda se acham sob a influência da matéria, nem sempre têm sobre a reencarnação idéias completas: a maneira por que a explicam se ressente de sua ignorância e dos preconceitos terrenos, mais ou menos como seria o caso de um camponês a quem se perguntasse se é a Terra ou o Sol que gira. Têm de suas existên-cias anteriores apenas uma lembrança confusa e o futuro lhes é uma coisa vaga. 

(Sabe-se que a lembrança do passado se elucida à medida que o Espírito se depura). Alguns falam ainda das esferas concêntricas que envolvem a Terra e nas quais o Espírito se ele-
va gradualmente até atingir o sétimo céu, que é para eles o apogeu da perfeição. Entre-
tanto mesmo em meio a essa diversidade de expressões e da bizarria das imagens, uma 
observação atenta facilmente permite se reconheça um pensamento dominante: o das 
provas sucessivas que o Espírito deve sofrer, e os diversos degraus que deve percorrer a 
fim de chegar à perfeição e à suprema felicidade. Muitas vezes as coisas só nos parecem 
contraditórias porque lhes não examinamos o sentido íntimo.

Allan Kardec, no livro Instruções Práticas Sobre as Manifestações Espíritas

- Márcio