sexta-feira, 28 de outubro de 2022

Ossãe


Ossãe é um Orixá ligado às florestas, é ele quem tem o poder sobre toda as ervas pertencentes as florestas, e sobre a cura.

Ossãe pode ser considerado com o patrono dos profissionais que de alguma forma trabalham na área da saúde e da medicina, pois é ele quem trabalha com a cura. Não confundir Oxóssi com esse Orixá, pois enquanto Ossãe está ligado com a cura e ervas, Oxossi rege a prosperidade.

Ossãe é o Orixá que costuma ser representado com uma perna, porque a árvore tem apenas um tronco.

Tem seu domínio sobre as ervas, florestas verdes, clareira de matas e folhas.

As suas ferramentas são a Lança com sete pontas com um pássaro na ponta do centro (uma árvore de sete ramos com um pássaro pousado sobre ela) e a Cabaça.

Suas cores são o verde e o branco. Sua saudação é Ewé Ó!

Seu dia de culto é na quinta-feira, dia que sua energia fica mais latente.

Escrito por: Márcio

As PombaGiras


As Pombagiras não tem nada aver com aqueles espíritos desenfreados que gostam de prostibulos, sexualidade e baixaria, quem se encontram nesses lugares densos são os kiumbas, espíritos de baixa vibração enérgetica.

Pode-se considerar que as Pombagiras sejam os Exús fêmea, atuando em sentindo de sensualidade, do amor, e do sexo, além de serem ótimas conselheiras. Assim também como os queridos exús, elas são espíritos que, como nós enquanto seres humanos, ainda estão em processo de evolução espiritual, pois são falanges de espíritos que reencarnaram e depois desencarnaram dezenas de vezes no nosso plano físíco.

Algumas que esperam, em sua grande maioria, novas oportunidades de reencarnarem como ser humano. As pombagiras trabalham nas trevas. Normalmente cada espírito atende por um nome de falange, exemplos:

Maria Mulambo, Rosa Caveira, Pomba-gira Cigana, Maria Padilha do Cruzeiro das Almas, Pombagira Rainha, Sete Saias, Rainha do Cemitério, Dama da Noite, Maria Quiteria, etc.

Perceba que todos os nomes são nomes femininos, pois esses espíritos de luz representam o verdadeiro empoderamento feminino no astral superior, juntamente com os exús.

Lá no astral superior, os espíritos mais evoluídos são encarregados de orientar e ensinar os espíritos menos evoluídos, por exemplo, um kiumba, de baixa vibração, que foi salvo por uma falange de pombagiras, que será ensinado para que evolua gradativamente.

Sua saudação é Laroye Exu! Mojuba.

Suas cores são o vermelho e o preto.

Salve todas as pombagiras!

Escrito por: Márcio

segunda-feira, 24 de outubro de 2022

Oxumarê



O Orixá Oxumaré representa a ação, as artes, os ciclos, e a beleza. Este Orixá costuma ser representado pelo arco-iris e por uma cobra

É ele quem sustenta todos os ciclos do planeta terra. A água que evapora e vira nuvem que vira chuva e vira rio de novo e tudo de novo, por exemplo, o arco-iris que liga o céu a terra, o que se movimenta.

Oxumaré é um Orixá duplo, homem e mulher. Ele mora no céu e vem à Terra através de seu arco-íris.

Ele é um dos filhos de Nanã Buruque e irmão de Obaluaê, rege a riqueza, a abundância.

Tem seu domínio sobre os arco-iris, com Orum (céu) e o Aiê (terra).

As suas ferramentas são a Serpente e o Ebiri. Suas cores são todas as cores do arco-íris, o preto e o amarelo.

Seu dia de culto é na terça-feira, dia em que sua energia fica mais latente.

Sua saudação é Arroboboi!

Escrito por: Márcio

sábado, 22 de outubro de 2022

Obaluaê/Omulu



Obaluaê/Omulu é o grande Orixá da terra. É o Orixá da saúde, da doença, e que controla a vida e a morte. 

A sua relação entre o interior da terra e os mortos é muito nítida, a terra come quem já morreu, o transforma em pó daí sua ligação a Obaluaê, do qual pode ser considerado como o dono o dono da vida e da morte.

É Orixá de um grande mistério, que cobre o seu rosto com o filá de palha-da-costa (aze), pois de acordo com os itans, ninguém pode olhar para ele, assim como ninguém olha fixamente o sol.

Em algumas tribos da África, Omulu é conhecido como o Obaluaê mais velho, mas também como o deus da doença, da variola e costuma ser temido nos cultos.

Omulú esconde o que os olhos humanos não devem ver. Ele sabe o segredo da morte. Os itans africanos dizem que Omulú venceu a morte (Iku).

Ele é considerado o médico dos pobres e controla todas as pestes existentes, do mesmo jeito que pode tirar as doeças e pestes, ele pode colocar.

Segundo os itans, ele teria sido criado por Iemanja numa gruta na praia, pois sua mãe Nanã Buruque o havia abandonado por ter muitas feridas pelo corpo. Omulu é conhecido como rei dos cemitérios.

Acredita-se que Obaluaê foi o único Orixá que desceu nas profundezas do inferno e dominou tudo de lá. Não é atoa que ele tenha o domínio sobre as trevas e a morte.

Na Umbanda, Obaluaê é o único Orixá que têm duas qualidades.

Tem seu domínio sobre a terra, os cemitérios, campos santos.

A sua ferramenta é o Xaxará (serve para espantar as doenças). Suas cores são o preto e branco, que representa a luz e as trevas. Sua saudação é Atotô!

Seu dia de culto é na segunda-feira, dia em que sua energia fica mais latente. Sua oferta de agrado é a pipoca.

Escrito por: Márcio

quinta-feira, 20 de outubro de 2022

Os Pretos Velhos


Os pretos velhos são os espíritos de velhos africanos que foram trazidos para o Brasil como escravos e que trabalham na Umbanda e no Candomblé como símbolos da fé e da humildade e de resistência. É importante frizar que, nem todo preto velho foi velho e escravo.

Seus trabalhos são de ajuda aqueles que estão em dificuldade, seja material ou emocional. Essas entidades tem a capacidade e a paciência em escutar os problemas e aflições dos consulentes.

Nas sessões espirituais usam ervas em seus trabalhos e costumam rezar pessoas que estejam doentes de alguma forma. Usam também patuás, saquinhos que são depositados elementos de magia e que os consulentes usam no corpo para proteção.

Os Pretos Velhos usam cachimbos e café para limpeza espiritual, jogando sua fumaça sobre a pessoa que esta recebendo o passe e limpando a aura contra energias negativas.

Os seus instrumentos são terços, bebem café amargo e usam cachimbos. A sua saudação é Adorei as Almas!

Seus domínios são os cruzeiros de cemitérios e porta de igrejas. A cor de sua vela pode ser branca ou bicolor, ou seja, preta em cima e branca embaixo.

Escrito por: Márcio

Iemanjá



Iemanjá é uma yabá filha de Olorum (Deus), é um Orixá ligado inteiramente ao mar. As vezes pode ser considerada a grande mãe, pois sempre acolhe seus filhos.

Diz-se as agumas lendas que Iemanjá gerou todos os demais Orixás com Oxalá, dai ela ser a grande mãe. Iemanjá é um Orixá feminino (apesar de não possuir sexo) mais conhecido no Brasil e no mundo, principalmente por causa das festas que são realizadas nos finais de cada ano, na qual recebe homenagens e ofertas no litoral do País.

Iemanjá é também considerada a protetora da maternidade.

Os filhos desse Orixá são considerados bastantes vaidosos, leais, ambiciosos e que adoram um bom luxo. 

Esse Orixá tem seu domínio sobre o mar e as águas.

A sua ferramenta é o Abebê (Espelho). Sua cor é o azul claro. 

Sua saudação é Odoiá ou Odociabá.

Seu dia de culto é no sábado, dia em que sua energia fica mais latente.

Escrito por: Márcio

terça-feira, 18 de outubro de 2022

Oxum (Osun)



Oxum é a Orixá dos rios, lagos e das cachoeiras. Oxum costuma ser invocada com assuntos que estejam relacionados à maternidade feminina. É uma Orixá vaidosa, que gosta de se adimirar no espelho. Nas religiões afro-brasileiras, sua imagem está fortemente relacionada ao ouro, e ao luxo.

É um Orixá que rege o amor. Diz-se que seus filhos são muito sentimentais, se emocionam e choram por qualquer motivo, pois tem o amor no coração.

Oxum é considerada também a grande mãe das crianças, seres inocentes, puros e sem maldade.

Tem seu domínio sobre as águas doces, cachoeiras e fontes.

A sua ferramenta é o Abebê (Espelho com Leque). Sua cor é o amarelo, que representa o ouro. Sua saudação é Ora iê iê!

Seu dia de culto é no sábado, dia em que sua energia fica mais latente.

Escrito por: Márcio

segunda-feira, 17 de outubro de 2022

Oxossi



Oxóssi é o grande Orixá das matas. Este orixá também é considerado o protetor da caça e da agricultura. Ele é o caçador de uma flecha só. Aquele que atira, mas não erra.

É o Orixá da Fartura, da riqueza, da prosperidade financeira. De acordo com as religiões afro-brasileiras, Oxóssi é aquele quem rege as pessoas que saem todos os dias para o trabalho, para trazer o seu sustento financeiro.

Tem sobre seu domínio as florestas e as matas escuras. 

A sua ferramenta é o Ofá (Arco e Flexa) e objetos de caça. Sua saudação é Okê Arô!

Seu dia de culto é na quinta-feira, dia em que sua energia fica mais latente. Sua cor é o verde.

Escrito por: Márcio

sábado, 15 de outubro de 2022

Xangô



Xangô, o grande Orixá da justiça, talvez uma das divindades mais conhecidas no panteão africano, representa a justiça divina sobre o homem. Ele também é considerado o Orixá do fogo ou do trovão. É um Orixá que não admite mentira e a falsidade.

É um Orixá que tem o domínio sobre as montanhas altas e as pedreiras, dos coriscos, do fogo e lavas do interior da terra. As lendas africanas (Itans), falam que Xangô teve três esposas: Obá (Òbà), Iansã (Oyá) e Oxum.

Xangô sabe muito bem separar o bem do mal, o que significa que nada passa despercebido por ele. Sua justiça é representada pelo trovão e pelo raio.

As suas ferramentas são o Oxé (Machado de duas Lâminas), Xerê (um instrumento parecido com um chocalho). Sua saudação é Kaô Kabecilê (Kawó Kabiessilé!)

Seu dia de culto é na quarta-feira. Sua cor é o marrom.

Escrito por: Márcio

sexta-feira, 14 de outubro de 2022

Ogum



Ogum é o Orixá do ferro e das guerras no geral. Segundo algumas tradições, ele rege as pessoas impulsivas e temperamentais. Ele tem o domínio sobre os caminhos e estradas. É o Orixá do fogo, da metalurgia, do ferro é Ogum quem trabalha na forja, por isso considerado dono de todas as ferramentas forjadas pelo ferro.

É o Orixá protetor dos metalúrgicos, agricultores, carpinteiros, sapateiros, ferreiros, talhantes, marceneiros, maquinistas, mecânicos, e de todos os profissionais que de alguma forma lidam com o ferro no trabalho.

As suas ferramentas são a bigorna, espada, ferradura, enxada, faca, pá, foice, ou seja todas as ferramentas pertencem à Ogum. Sua saudação é Ogunhê (Ògún ieé).

O dia em que sua energia está mais latente é terça-feira. Sua cor é o azul.

Escrito por: Márcio

quinta-feira, 13 de outubro de 2022

Oxalá (Obatalá)



Oxalá é o pai de todos os Orixás, enviado diretamente por Olorum (Deus), ele oferece ajuda a todos nos momentos de dificuldade. É o Orixá que possui uma capacidade incrível de argumentar, além de muita simpatia.

Segundo as religiões afro-brasileiras, Umbanda e Candomblé, é o primeiro orixá e também o responsável pela criação da vida na terra. Ele teria ficado encarregado de fazer as formas da criação dos seres humanos.

É um orixá que representa a paz e a tranquilidade, sendo assim, inverso a brigas e guerras, representado pela cor branca.

Possui algumas qualidades, vou citar três conhecidos: 

Oxaguian, uma qualidade de Orixá jovem e guerreiro.

Oxalufã, uma qualidade de Orixá velho e sábio. Dança apoiado no seu opaxoró.

Oxalá, é o mais velho e representa a qualidade de todos os outros Oxalás. É o grande rei do pano branco.

A sua ferramenta é o Oparoxô (cajado). Sua saudação é Exê Uepe Babá, Babá Oke ou apenas Epa Babá.

Seu dia de culto é na sexta-feira. Sua cor é o branco, que representa a paz.

Sua principal oferenda é a Canjica branca.

Seus domínios são as colinas altas e campos altos.

Escrito por: Márcio

quarta-feira, 12 de outubro de 2022

Nanã Buruque (Buruku)



Nanã Buruque é a yabá mais velha entre todos os Orixás. Sua atitude, segundo algumas tradições, costuma ser severa, porém é determinada naquilo que se propõe a fazer. Também costuma agir sempre com rigor na hora de tomar decisões. Este Orixá feminino (apesar de não existir sexo no mundo espiritual), oferece segurança e jamais aceita uma traição. Conforme a tradição afro-brasileira, Nanã além de ser a mais antiga das divindades, foi também a primeira esposa de Oxalá, com qual teve Obaluaê/Omulu.

A mais velha das águas está associada às pessoas idosas, à sabedoria da maternidade e seu elemento principal é a lama, o lodo dos rios e dos mares. Diz-se também que Nanã tem ligação com a criação do homem, por ter ligação com o barro, de onde originou todo ser humano. Ela é tão antiga quanto o próprio mundo.

Como possui um temperamento rígido e não tolera desobediência, é capaz de castigar com a intenção de educar.

A sua ferramenta é o Ibiri. Sua saudação é Salubá Nanã.

Seu dia de culto é no domingo. Suas cores são o lilás e o roxo.

Escrito por: Márcio